Todos os dias, costumamos escolher, mesmo que inconscientemente, objetos, roupas, sapatos, comidas, bebidas e livros, por exemplo, que tenham cores que consideramos agradáveis aos nossos olhos. A falta de cor ou a combinação “errada” geralmente causam um sentimento de estranhamento.
As cores têm um papel fundamental em nossas vidas pois atuam como um catalisador das nossas ações, emoções, humor, instintos e por aí vai. Por isso, o uso correto e premeditado de alguma paleta de cores se torna uma potente ferramenta para transmitir a mensagem por trás da identidade visual de uma marca.
A combinação de formas e cores são fundamentais para a harmonização dos elementos que compõem ambientes, imagens ou logotipos, por exemplo. A presença de cores no design vai além de apenas embelezar um criativo, pois sua junção também traz à tona a provocação de emoções no receptor.
A escolha estratégica de cores garante originalidade a uma marca. Portanto, é extremamente crucial que haja a valorização do equilíbrio de tons durante o processo de criação.
Significado das cores
No nosso cérebro, as cores podem despertar as mais diversas sensações, no que chamamos de psicologia das cores.
E não podemos esquecer que o significado de algumas cores mudam conforme a cultura ocidental e oriental. Isso mesmo, o uso das cores também é considerado um fator cultural.
Conheça o significado de algumas cores e a partir daí, use e abuse da sua escolha de paleta estratégica:
- Azul: tranquilidade, serenidade e harmonia
- Verde: esperança, liberdade, saúde e vitalidade
- Amarelo: luz, calor, descontração, otimismo e alegria
- Roxo: espiritualidade, magia e mistério
- Rosa: romantismo, ternura, ingenuidade
- Vermelho: paixão, energia e excitação
- Laranja: alegria, prosperidade, vitalidade e sucesso
- Marrom: seriedade e integridade
- Cinza: neutralidade e estabilidade
- Branco: paz, pureza e limpeza
- Preto: respeito, morte, isolamento, medo, solidão