Sem dúvidas, há tipografia em tudo que vemos. Mas, afinal o que é tipografia? Podemos definir tipografia como o estudo, criação e aplicação dos caracteres, estilos, formatos e arranjos visuais das palavras.
É muito importante que seja feita a escolha correta dos tipos baseada na mensagem que você quer passar. Outro ponto a se destacar é a harmonização de fontes para garantir a legibilidade do seu texto, afinal no mundo tipográfico “o menos é mais”. Jamais esqueça que o incômodo visual deve ser evitado no desenvolvimento do seu projeto, por isso é importante aderir uma ou duas fontes e brincar com suas variações. Essa é uma das dicas para criar um bom design!
Tipos de fontes e como usá-las
Com o crescimento da era digital, o número de tipos de fontes se tornou imensurável. Mas, sua base se divide em quatro classificações de estilo: sem serifa, Serif (com serifa), Script (simula caligrafia humana) e Dingbat (composta por símbolos diversos no lugar das letras do alfabeto).
- Serifa: são as mais adequadas para livros e grandes volumes de texto impresso, já que ajudam numa leitura fluída, sem tanto cansaço visual.
- Sem serifa: são mais utilizadas em títulos, chamadas e nos textos digitais.
Cada família de fontes pode ter algumas ou todas as variações: Thin, Light, Regular, Medium ou Semi Bold, Bold e Black ou Extra Bold. A variação em Itálico ou de largura para seus caracteres também podem ser trabalhados na construção de uma identidade visual.
Se você planeja ter um feedback positivo do seu público alvo, é indispensável o uso estratégico da tipografia para um bom desempenho no marketing de conteúdo. Um texto elaborado da melhor maneira diferencia uma criação comum de uma extraordinária!