Não erre mais! Três diferenças entre Design Gráfico e o Digital

O ramo do Design conta com um leque diverso de modalidades como design de produto, de ambientes, de serviços, digital e o design gráfico. E não é de hoje que surgem confusões sobre as diferenças dessa segmentação, principalmente quando o assunto é Design Gráfico e Digital. Embora tenham algumas semelhanças, suas aplicações se diferenciam.

 

Design Digital
Um segmento do Design Visual em que o designer desenvolve projetos para as mídias digitais utilizando recursos como imagens, textos e ilustrações. Essa área tem como uma peculiaridade fazer com que os layouts projetados funcionem, na maioria dos casos, em dispositivos de diferentes tamanhos. O web designer trabalha na criação de designs específicos para plataformas digitais como sites, peças gráficas, interfaces digitais, animação/motion design, eBooks, social media e games.

 

Design Gráfico
Por outro lado, o designer gráfico cria designs visuais em geral, mas geralmente atua na confecção de artes para materiais impressos como folder, flyers, folheto, catálogo, embalagem, banner, diagramação de livro, quadrinho e etc.

 

Três diferenças técnicas entre Design Digital e Gráfico
– O formato/modelo do produto final do Design Gráfico normalmente é determinado antes mesmo de ser executado, mas no Design Web não é bem assim, já que o usuário poderá acessar o produto final por meio de distintas mídias digitais.
– Mesmo que haja numerosos exemplos bastante famosos e bem sucedidos de materiais impressos capazes de interagir com o consumidor, o Design Web garante uma maior interatividade com seu público por meio de feedbacks, comentários, menus suspensos, gifs e animações, por exemplo.
– No Design Gráfico, a preocupação com a aplicabilidade da tipografia é menor, pois depois de escolhida a melhor fonte para o projeto ela será impressa daquela forma. Já no Design Web a história e as complicações são diferentes. A escolha de fontes varia conforme o navegador e as configurações da máquina do usuário, logo, prioriza-se a formatação mais agradável e funcional em relação à aplicabilidade.

 

Hoje, trouxemos apenas algumas das diversas diferenças entre esses dois segmentos do Design. Já que na verdade são as particularidades tanto do Design Gráfico quanto do Digital que determinam qual será a escolha mais estratégica para o atual momento do seu negócio!

Sem dúvidas, há tipografia em tudo que vemos. Mas, afinal o que é tipografia? Podemos definir tipografia como o estudo, criação e aplicação dos caracteres, estilos, formatos

Certamente, você já ouviu das Leis de Gestalt, comumente associada à psicologia. Mas, no design também há sua utilização o tempo todo. Não é à toa que observamos esse res

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

back to top